sábado, 23 de fevereiro de 2008

BTT - ROTA DA NEVE - 23 e 24 de Fevereiro - Manteigas



Vista de Manteigas

Evento organizado pelo INATEL na Serra da Estrela conta com equipa fantástica de "GUIAS" (Sacadura, Casanova, Coelho e Carlos Borralheira + Ruano e companhia na logística)!!!
A actividade conta com 53 participantes que dedicaram o fim de semana a conhecer a nossa serra montados na sua bike...
Jorge Casanova e Carlos Sacadura
O 1º dia levou os amantaes do btt de Manteigas a Seameiro, Sª da Assedaçe, Covão da Ponte, Manteigas.

Percurso previsto para o 1º dia


Grandes subidas e alucinantes, perigosas, cheias de adrenalina e enlameadas descidas, num total de 44km e um desnível acumulado de subida de 1400m.Coisa pouca, pois devido ao mau tempo encurtamos o percurso em 20km, onde constava a famosa subida da Q. Taberna ao Porto Melo e depois à Cabeça do Faraó...

Para o 2º dia espera-nos outra aventura na zona do Poço do Inferno e Verdelhos... 34 Km de emoçoes e dureza... amanhã relatamos


Percurso do 2º dia

O 2º dia foi de maior adrenalina... só fizemos 25km mas cheios de pica e com uns tombos à mistura...



Sacadura na apresentação do percurso do 2º dia.

Adaptámos o percurso ao clima (muita chuvinha...) e curtimos á brava. Palavras para quê, ficam mesmo as imagens. Boas pedaladas!!!



Poço do Inferno
O Marco (A. Bispo) juntou-se à malta no 2º dia...

Último chá para preparar descida NON LIMIT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

BTT Maçainhas - 9 de Março de 2008

Passeio na bacia do Caldeirão (Guarda) através de estradões de terra batida, "veredas" e caminhos rurais. Subidas inclinadas e descidas alucinantes.
Extensão - 45 Km
Dificuldade - Média / Alta
Preço - 8 Rodas, inclui abastecimento, banhos, almoço e seguro de acidentes pessoais.
Organização: ACD "Os Beirões"
Apoio: Junta de Freguesia de Maçainhas, Tintas 2000 e Delegação da Guarda do INATEL
Inscrições e Informações : 962420630 e 963731637

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

BTT Informal


À semelhança de muitas manhãs de domingo, também há uns dias a rapaziada deu uma voltinha peloas proximidades da Guarda.
Eu não refiro a data porque já foi há alguns fins de semana. Só foi publicado agora porque um pseudo técnico informático que nos companhou e ficou responsável pelas fotos comeu muito queijo e ...
A revelação foi o "Caloiro" - Cedric -, juntou-se à malta, sofreu, chegou ao fim ( sofrer), pagou um copo e já se juntou à malta na aventura até FC Rodrigo...
Boas pedaladas...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

ROTA DA ESTRELA - DUREZA COM MAU TEMPO




O Passeio de BTT de Videmonte, conhecido como "Rota da Estrela", realizou-se no passado 3 de Fevereiro com bastante nevoeiro e alguma chuva à mistura.
O mau tempo não foi suficiente para demover os mais de 70 participantes a percorrer os estradões e trilhos daquela zona da Serra da Estrela.
O passeio foi dureza, aliando grandes subidas a alucinantes descidas e mau tempo, encontrámos um percurso com 1200m de desnível acumulado de subida e um piso estremamente trialeiro.
Á semelhança dos anos anteriores a Associação Desportiva de Videmonte proporcionou um excelente repasto com iguarias regionais que fizeram nascer àgua na boca.


O percurso foi mesmo assim:
Saída do campo de futebol e passagem em grupo pelo centro da aldeia.
À saída viramos à direita em direcção à Quinta da Taberna.
Na quinta da Menoita virámos à direita e fizemos o primeiro aquecimento às pernas. Uma subida curta e dura, com muita pedra solta a exigir equilíbrio. E pernas!! Depois de subirmos tudo, fomos até Porto de Melo e aí tivemos a primeira descida digna de nome até ao Casal do Paiva, uma das últimas quintas habitadas em plena Serra.
Depois de uma grande descida há sempre uma grande subida, mas depois foi só descer até à Quinta da Taberna. Curvas muito perigosas, o excelente piso convidava a acelerar. Com o Mondego logo ali, não há mais nada para descer. Subir é o destino até à quinta da D. Deolinda, que produz o melhor queijo Serra da Estrela.
Daqui até Videmonte tivemos a subida rainha . Esta é para seleccionar, onde só os melhores subiram sentados (eu não)!!!
Depois disto só mesmo um bom reforço, em pleno centro da aldeia. Quem quz barras energéticas teve que as trazer de casa, porque aqui só háouve produtos caseiros, nada de plástico.
Os mais cansados foram directos para o banho quente, mas os mais RIJOS percorreram mais 15Km. Primeiro a descer até ao moinho, que ainda funciona! Depois, a chouriça e a morcela pesaram!!! Uma subidinha para desgastar, mas depois, foi só rolar???? (Diziam eles???!!!, eu só vi pedras e lama...). No fim uma descidinha a rasgar até Videmonte para aquecer as pastilhas... Muito, muito rápida.

Os passeio em BTT da Delegação da Guarda continuam estando agendada a próxima aventura para o dia 9 de Março em Maçainhas (Guarda).