segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

IIº PASSEIO DE BTT DE VALE DE ESTRELA - 13 de Janeiro

A Junta de Freguesia de Vale de Estrela com o apoio da Delegação da Guarda do INATEL e do ADC de Vele de Estrela Organizam a 13 de Janeiro de 2007 o IIº Passeio de BTT de Vale de Estrela.
O percurso começa e acaba na aldeia e vai levar os participantes à Aldeia do Bispo, Santa Cruz, Póvoa de S. Domingos, Alfarazes, Torrão e Maçaínhas.
São 32Km de caminhos nas proximidades da Cidade da Guarda, em alguns troços bastante técnicos, com excelentes paisagens e um grau de dificuldade médio.

CONCENTRAÇÃO: 09h30m Junto ao Polidesportivo
INSCRIÇÕES: 961875994 ou 963080727 (até sexta-feira, dia 11)
PREÇO: 8 RODAS



Vale de Estrela é a aldeia mais próxima da Guarda, ficando situada a 5 Km da cidade, a 6 Km da margem direita do Rio Mondego e outros 5 Km da ribeira da Vela, fica a caminho de Manteigas e da Serra da Estrela. Vale de Estrela tem cerca de 418 habitantes. É um meio rural onde se produz: castanha, batata e centeio. O ponto mais alto é o cruzeiro hidrográfico, com a altitude de 1014m. Neste cruzeiro existem vertentes para os rios: Douro, Tejo e Mondego - Bacia Hidrográfica. A festa da aldeia realiza-se no 3º domingo de Maio em honra do Senhor dos Esquecidos, Jesus Cristo, assim chamado porque os Seus fiéis, se esqueceram Dele, quando foi crucificado e morreu por todos nós. O poeta popular é Joaquim Chamisso, do qual se editou um livro e existe família. Esta aldeia tem um Cristo Crucificado, Senhor dos Esquecidos, considerado um dos mais perfeitos e maiores do País. Possuí casas em granito, algumas actualmente recuperadas, tendo a rua principal (Rua Major Orlindo de Carvalho) um grande número de balcões. Nesta aldeia, também se encontram vestígios romanos e antigos moinhos. Nesta freguesia, também há instituições recreativas, sociais, desportivas e culturais: Associação Desportiva e Cultural de Vale de Estrela; Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos de Vale de Estrela; Associação de Caça e Pesca e Centro Juvenil de Vale de Estrela. Existem dois grupos de animação cultural nesta localidade: a Fanfarra Chamissons da Estrela e o Rancho Folclórico de Vale de Estrela.
Os jogos característicos desta localidade são: o jogo da Malha, a Bisca e a Sueca. A nível da gastronomia os pratos característicos são: as Papas de Milho, a Paparote, Arroz Doce e Coscoréis.

Sem comentários: