quinta-feira, 24 de julho de 2008

Volta a Guadarrama em 3 dias




Mais uma aventura em btt realizada!!! Desta feita foi a "Volta à Serra de Guadarrama" (Madrid) durante 3 longos dias... 18, 19 e 20 de Julho de 2008.



Este ano repetimos o itinerário da "expedição" realizada no ano anterior mas com mais gente, mais acontecimentos e com as etapas distribuídas de outra forma.


A "expedição" começou no dia 18 de Julho às 6 horas da manhã na Guarda e após algumas horas encontrávamos-nos em Manzanares El Real para iniciar a pedalar. Pelo caminho fomos forçados a uma paragem técnica para comprar umas sapatilhas de btt para o David que deixou as suas a repousar em casa.





Chegados a Manzanares foi preparar as máquinas e zarpar à aventura.


A primeira etapa levou-nos a La Granja de San Idelefonso em 63 Km com um desnível de subida acumulado razoável...



Já em La Granja foi decidido adiantar a etapa do dia seguinte. Após umas compras de última hora para o pequeno almoço aproveitamos a lua cheia e pedalamos às escuras 13 Km muito duros (500m de acumulado de subida), saltamos 2 portões, esfolamos pernas e braços, até que a exaustão e um furou nos "convidou" a parar para dormir.



Improvisado o acampamento, realizada a higiene pessoal com os famosos toalhetes e aconchegado o estômago com uma barra energética, chegou a hora de descansar nas improvisadas camas da pensão "estrela".




No 1º dia percorremos 76Km (desn acum sub aprox 1900m)




A 2ª etapa realizada no sábado foi constituída por 3 partes.


Depois de despertar com os sons da natureza a 1500m de altitude e de um pequeno almoço improvisado com as míseras comprar da noite anterior arrancamos para a 1ª subida do dia até à vigia florestal (1900m) para depois descer até a "El Chorro" (zona de cascatas bem bonita) e depois até Navafria (1200m). Aqui almoçamos umas cervejas com limão acompanhadas de uns pinchos...




De tarde fizemos a dura subida até ao puerto de Navafria (1700m) para depois acelerarmos numa descida alucinante até Lozoya (1200m) e de seguida (depois de umas cervejas com limão) pedalarmos até Rascafria onde jantamos. Claro está que nesta descida o suporte "MASSI" não aguentou e partiu... (não comprem!!!).



Em Rascafria jantamos na pensão utilizada no ano anterior e até repetimos a ementa: esparguete à bolonhesa... Alguma rapaziada já ia bastante "queimada" e foi excelente para recuperar forças.




Alimentado o corpo e realizadas as comprar para o dia seguinte foi o momento de encetar a 3ª etapa do dia. Uma subida de 15 km e 500m de acumulado de subida com excelente piso até ao refúgio onde iríamos pernoitar. Foi fácil, ao fim de 1h40m chegamos ao destino.



Tratada a higiene pessoal e depois de untar o corpo com repelente de insectos foi o momento de fazer o balanço do dia antes de mais uma soneca na pensão "estrela". Durante a noite para além dos mosquitos fomos visitados por um par de cavalos que vinham beber água junto do refugio...


Durante o 2º dia percorremos 100 Km (desn acum sub aprox 1500m)



O 3º e último dia foi o mais fácil...


Após uma rápida subida de meia hora até ao Puerto de La Mucruela foi quase sempre a descer até aos carros... 30 rápidos Km que nos ligaram às origens...




Chegou a hora de arrumar bicicletas, reconfortar o estômago e encetar a viagem de regresso.

Foi fixe: pedalámos bem carregados, dormimos na pensão "estrela", acrescentamos etapas nocturnas, aumentamos a quantidade de cerveja com limão ingerida (quase 50% do orçamento) e os suportes "massi" voltaram a partir (não comprem!!!)...


Ficam as paisagens, os números e as cervejas com limão... Provavelmente voltaremos!!!


Total: 210km (aprox)

Acum Sub: 3600m (aprox)

Tempo: muitas horas e com boa disposição

Participantes: Sacadura ("pássaro vermelho"), Casanova ("pássaro branco"), Sérgio ("tartaruga"), Marco ("rodinhas", ex-"benjamim"), Mário ("halibut", ex-"caçoilo"), Ricardo Perpétuo, David Rebelo, Rui Freitas e Cedric ("promessa" - http://cedric.bloguedesporto.com/ )

Aproxima-se em breve outra aventura, desta feita nos Pirenéus...

Resta uma sentida homenagem ao companheiro "Halibut" pelo esforço que fez para arrastar o rabinho até ao último Km... Parabéns!!!

Sem comentários: